Vender Online ou na loja Física?



Entre a praticidade de comprar pela internet ou o prazer de ir realizar a compra na loja física, a escolha afinal é do cliente. E o seu papel é o de prestar um bom atendimento nos diferentes canais de comunicação que conectam a sua marca aos seus clientes, no conceito chamado de omnichannel.


Nem todas as lojas virtuais precisam de uma loja física, já estamos a viver tempos modernos em que todo o processo de venda pode ser realizado pelo computador e pelo smartphone. No entanto, já não é aceitável que uma loja física não tenha seu braço de vendas na internet, ainda que seja apenas uma página com informações.


E quando me refiro a loja física, quero dizer qualquer tipo de business que tenha em uma ponta o vendedor e o prestador de serviço, e na outra ponta o cliente ou tomador do serviço. Por isso incluo na lista os escritórios de contabilistas e advogados, clínicas dentárias e de saúde, salão de beleza e barbearias, serviços de pinturas, consertos, costuras, alimentos, oficinas e qualquer outra área em que o cliente possa realizar a busca pela internet.



Pare um segundo e responda,

  • Meu cliente me encontra pelo Whatsapp?

  • Meu cliente me encontra no google?

  • Ele consegue falar comigo no direct do Instagram e no Messenger?

  • O que ele vê no meu site condiz com o que ele encontra na minha loja?




Agora as perguntas que você precisa refletir um pouco antes de responder,

  • Quando meu cliente me chama pelo Whatsapp, eu (ou minha equipe) estamos interessados em dedicar tempo para entender o que o cliente precisa, além daquilo que ele pediu?

  • Quando o cliente me encontra, o que ele está buscando resolver?

  • Minhas redes sociais traduzem com clareza o problema que o cliente quer resolver?


Ser omnichannel é se preocupar com cada ponto de conexão da sua marca com o seu cliente



Vou citar um exemplo real para finalizar,

Passeando na praia de Mira com amigos descobri uma área de camping que me fez sonhar em acampar com meus filhos, fiz uma visita de 5 minutos onde fui atendido por um funcionário muito gentil e bem informado, que abriu as portas para visitarmos o local.


Decidi pesquisar durante a semana se esta maluquice era viável para minha família, e vi nas redes sociais fotos de famílias com crianças pequenas acampando. No site da empresa obtive informações sobre custos e reservas, comparei com outros sites, e decidi telefonar para confirmar se a reserva era necessária para o dia desejado. Até aqui passei por 5 canais diferentes de contato com a empresa antes de decidir a minha compra. A empresa foi competente em me atender durante a minha jornada de tomada de decisão em cada um dos canais, e sou grato a eles pois resultou em um final de semana incrível para minha família.


Eventualmente você é o principal canal de comunicação da sua empresa, o que é ótimo porque comunica mais confiança ao cliente de estar falando com a pessoa certa, mas tenha certeza que para chegar até você houve uma consulta prévia nas redes sociais, no seu site ou a concorrentes seus.


A dica para hoje é,

cuide bem dos seus canais, e assim estará cuidando bem do seu cliente.

Em tempos modernos, esta é sem dúvida uma das chaves para o crescimento e para o sucesso de sua empresa.

Para Refletir:

Quais canais eu tenho hoje de contato com meu cliente?

Todos passam a imagem que eu desejo?



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